Quem Somos

A Casa do Artesão

Somos uma sociedade sem fins lucrativos fundada há mais de 30 anos, com sede própria, criada para divulgar e comercializar o trabalho dos artesãos e artistas da cidade de Cunha.
Contamos hoje com mais de 60 associados entre artesãos e artistas, todos moradores da cidade, amadores, aprendizes ou mestres que trazem até você uma diversidade incrível de artesanato e arte.  São peças utilitárias ou decorativas de cerâmica, madeira, tecido, prata, papel, lã, taboa, MDF, PVC e material reciclável (garrafas, vidros em geral e madeira de demolição), entre outros. Inúmeras peças incluem sementes, frutas, bambu e cabaça, uma verdadeira homenagem à natureza! Tudo sempre produzido com carinho e qualidade.  

Na Casa do Artesão também há espaço para alimentos artesanais com aromas, texturas e sabores para satisfazer todos os paladares: méis, doces, compotas, conservas, biscoitos, bolos, geleias e licores variados.
Disponibilizamos um espaço amplo e aconchegante, recém-reformado, com muita comodidade para recebê-lo, além de um atendimento cortês e feliz. Tanto nossas atendentes como os artesãos e artistas estão preparados para tirar dúvidas e fazê-lo descobrir ainda mais a nossa encantadora cidade.
Fazem parte da sociedade artesãos e artistas nascidos em Cunha ou vindos de outras cidades, desde que residam em Cunha há pelo menos dois anos.

Visão

A Casa do Artesão visa ser referência turística, com ênfase na exposição e venda de trabalhos artesanais e artísticos produzidos na cidade de Cunha.
Importante é buscar constantemente métodos e estratégias que garantam alta qualidade e a criação de oportunidades para o fortalecimento do artesão e do artista.  

Missão

Representar, promover, incentivar e defender os interesses do artesão e do artista, contribuindo assim para o desenvolvimento e fortalecimento da essência de cada um dos sócios, oferecendo ao visitante uma experiência única e inesquecível ao adquirir um trabalho confeccionado com a sutileza típica de artesãos e artistas.

Valores

  • Idoneidade comercial
  • Confiança
  • Responsabilidade
  • Transparência
  • Respeito
  • Valorização do sócio
  • Valorização do colaborador
  • Valorização do cliente

Linha do tempo

21 de outubro de 1988

Nessa data, o espaço onde na década de 70 funcionava inicialmente o matadouro de Cunha, foi cedido pela prefeitura do município e passou a ser utilizado pelo primeiro grupo de ceramistas da cidade, tornando-se a Sociedade de Arte e Artesanato de Cunha - Casa do Artesão, cuja cessão em comodato tem validade até 2087.

2016

Nesse ano a sede foi reformada e ampliada pelo Governo do Estado de São Paulo. Hoje a Casa do Artesão é um dos pontos mais procurados pelo turista que visita a cidade.

2020

Lançamento do site da Casa do Artesão.

Fotos da Casa

As fotos desta galeria foram cedidas por Árpád Cserép.

Rolar para cima